Hoje é o dia do escritor. Autora do blog Diva Latívia, autora do antigo blog Janela das Loucas, tenho publicações em três coletâneas de contos e crônicas. Escrevi um romance não publicado. E esse fato, a não publicação do romance, passa pela indecorosa proposta de editoras, das menos conhecidas às famosas, com editores carniceiros, que apenas visam o lucro e nada mais. Desisti de publicar o livro, que cá entre nós, é bem melhor que as novelas da Globo, ou poderia ser uma ótima novela das 18 horas da Globo.
Mas, o que faz essa gente que alcança um lugar estreito ao sol, que faz parte de um rol tão asfixiado e miúdo, com acadêmicos e autores que jogam confetes nas próprias cabeças e nas cabeças uns dos outros? Quais são os critérios para que uma obra seja publicada?
Ser prostituta, com todo respeito à dita, mas ser Bruna Surfistinha e publicar um livro, isso é um caminho rápido para ter um livro publicado e se tornar campeão de vendas.
No Brasil não existe uma faculdade de Criação Literária, apenas cursos de extensão, breves. Não há a formação universitária de escritores, como existe em países considerados de primeiro mundo. O que temos aqui é a faculdade de Letras, para a formação de professores, tradutores. E os escritores? Ah, os escritores... Nada para eles, nada para mim!
Abílio Manoel, falecido e querido amigo, abriu para mim o caminho, quando com seu talento e enorme generosidade me fez Diva Latívia, que fazia o público, cada dia maior, rir das desventuras de uma solteira à caça de um grande amor. Uma personagem, que deu origem ao meu blog.
O meu livro se tornou um projeto guardado. No Brasil não temos espaço para crescer. Não temos incentivo paras as artes e, quando há esse incentivo, é para alguns e, dificilmente, para a literatura. Ainda bem, cursei Direito. Ainda bem, tive outra profissão. Senão, quem sabe, estaria eu agora debaixo de alguma ponte, escrevendo poesias anônimas. Essa é a vida do escritor brasileiro. Vida de fome de reconhecimento.
Este é o meu protesto, neste dia triste para meia dúzia de gatos pingados que podem comemorar!