É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







24 de ago. de 2021

O PAÍS EM CINZAS

 


A cidade acordou mais cedo hoje. Choveu cinzas que cobriram as ruas, os edifícios e as roupas no varal.

No horizonte despontou a luz alaranjada, a aurora enlutada. Queimou a floresta, morreram as árvores, os animais silvestres. No vento viajou a fuligem, que se depositou na varanda do meu apartamento. Toquei o que eram folhas, delas restaram cinzas que se desfizeram entre meus dedos.

O fogo consumiu o Parque Estadual do Juquery, a poucos quilômetros de São Paulo. A dor de pesar na atmosfera mistura-se com o odor de fumaça, a névoa que causa ardor nos olhos e rasga o coração de quem tem sensibilidade e amor à vida.

Lancei meu olhar para muito distante, viajei no tempo, quando havia menos incertezas, quando podíamos respirar aliviados, quando acreditávamos no dia de amanhã.

Preparei o café forte, tentei escrever letrinhas que afugentassem a minha tristeza e abraçassem o coração de cada um de vocês. Em vão!

Há de existir um bom futuro! Nascerão novas árvores, brotarão flores, os pássaros voltarão a cantar, os animais povoarão de novo o que foi destruído. Um dia! Porém, haverá cura para a crueldade de quem desmata, para o egoísmo de quem causa tragédias ambientais? Será que o Brasil conseguirá renascer das cinzas? 

Não sei vocês, mas amanheço antes do sol. Todos os dias!


Nenhum comentário: