É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







25 de set. de 2012

DIA DA TIA SOLTEIRA


Hoje, dia 25 de setembro, é o Dia da Tia Solteira. Quando li a respeito disso, tive a ideia de enviar flores à Tia Marieta. Pensei melhor, desisti! A titia tem o costume de aproveitar qualquer brechinha para hospedar-se longamente em minha casa.
Solteira, solteirona.  Tia Marieta, aos oitenta e dois anos, tem muito orgulho de dizer que ainda é virgem, invicta! Nunca namorou, nunca beijou na boca, nunca deu uns amassos. Acha isso o máximo e, pior que isso, acha que quase todas as mulheres do mundo não prestam, incluindo eu que casei duas vezes e namorei um bocadinho.
Homenagear Tia Marieta seria pura falsidade de minha parte. Titia implica com tudo, com o decote das blusas, o comprimento das saias, a transparência dos tecidos. A internet é coisa do capeta, as novelas são uma pouca vergonha, as meninas de hoje estão todas perdidas. E eu, uma pecadora incorrigível, fujo de Tia Marieta do jeito que posso.
No dia em que Titia conheceu Divo Latívio, ela subiu e desceu o olhar, percorrendo a figura de meu marido. Seu ar de reprovação era indisfarçável. Na primeira oportunidade, puxou-me pelo braço e em tom severo começou o seu interrogatório, quase policial: - Em que ele trabalha? – Ele tem imóveis? – Ele fez faculdade? – Qual é o sobrenome dele? – A família dele é brasileira ou europeia? – Ele tem filhos? – Por que ele se divorciou da outra?
Só faltou me pendurar no pau-de-arara e me dar choque na planta dos pés. Uma espécie de ditadora, general de saia. Por falar em saia, a Titia insiste em usar aquelas saias rodadas e anágua. Anágua, há quanto tempo eu não ouvia falar disso? Resolvi deixar a homenagem e as flores de lado. Sinceridade, isso não tem preço: que Titia vá às favas, com sua moralidade antiquada.  O tempo passou, o mundo mudou, hoje ser solteira significa escolha e não infelicidade.
Hoje é celebrado o dia da titia solteira que resolveu viajar pelo mundo, que decidiu investir em sua carreira, que tem amigos, talvez um grande amor, mas não casou porque não quis. Ser tia é ótimo, afinal a educação, a parte chata da criação dos sobrinhos resta para os pais. A parte boa, incluindo mimos e muita diversão, fica para as titias.  Hoje é dia da tia divertida, que às vezes cai na balada, que tem perfil no Facebook, que bem que poderia ser a mãe da gente!
Ser tia é privilégio, estar solteira é um detalhe. Solteirona, coisa de Tia Marieta. Estar solteira, isso difere de ser solteirona e é estilo de vida. Solteira e feliz, coisa boa dos tempos modernos.
Parabéns pelo seu dia, titias!

Nenhum comentário: