É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







1 de mai. de 2013

DIA DO TRABALHO: O AMOR À PROFISSÃO


Dia do trabalho, ou dia da preguiça? A maioria das pessoas não trabalha neste dia, feriado celebrado com horas a mais de sono, passeios pela cidade, viagens, idas a restaurantes, almoços em casa, ou visitas a amigos e parentes.  Como diria a Nona: “il dolce far niente”, traduzindo: curta seu feriado, divirta-se!
Trabalhar, eu escutava esse verbo aos catorze, quinze anos de idade, como quem escutava falar do resto de toda minha vida. O que eu seria um dia? Vocação é algo sagrado, quem exerce seu ofício com dom apaixonado e apaixonante  simplesmente não trabalha, vive! E eu, ainda que em tão tenra idade, tinha essa noção da diferença que existia e sempre existirá entre realizar um ofício para ganhar o pão de cada dia e realizar o mesmo ofício com a habilidade e o amor de quem nasceu para exercê-lo.
Desde criança eu fui levada pelas mãos de meu avô, um renomado advogado da época, a fóruns, adentrava em salas de audiência puxada por suas mãos rechonchudas, era apresentada aos magistrados, que deixavam de lado suas expressões sisudas e sorriam simpáticos pra mim.  Jamais esquecerei uma cena: eu miudinha, com não mais que quatro anos de idade, sentada sobre uma mesa do Fórum João Mendes, atual Foro Central de São Paulo, caixa de bombons que ganhei em mãos e feliz a beber guaraná. Some-se a isso que eu dizia que, quando crescesse, seria médica pediatra, o que acalentava o sonho irrealizado de minha mãe e minha avó, donas de casa de meados do século 20, que se dedicaram ao lar, doce lar, enquanto suas verdadeiras vocações foram deixadas pra lá. Talvez, isso explique o motivo de algumas mulheres do passado terem se tornado amarguradas.
O tempo passou, saí de cima da mesa onde bebia guaraná e fui para detrás do balcão, sem mais observar sorrisos simpáticos. Ganha pão! São agora quase trinta e três anos de profissão, todos esses anos no mesmo emprego. A aposentadoria aponta no horizonte a acenar pra mim. Dezembro de 2013, dentro de sete meses poderei mudar para o lado de fora do balcão e, quiçá, levar meus futuros netos a passeios divertidos pelos corredores da Justiça de nosso país. A vida se repete.
O que farei depois da aposentadoria? Essa pergunta passou a atormentar meus pensamentos todos. Ficar em casa é ótimo, mas apenas por algumas horas. O mundo ferve e eu sou borbulha a mais de mil graus de temperatura. Um dia desses deparei-me com um teste vocacional on-line, em um desses sites destinados a estudantes prestes a ingressar nas universidades. Há mais de quarenta anos eu fiz um teste vocacional, isso no colégio de freiras onde eu estudava. O resultado foi medicina, ou jornalismo. Azeite, ou vinagre? Par, ou ímpar? Não pude levar a sério o resultado, tamanha diferença que imaginei entre as duas profissões. Deixei de lado o resultado e tratei de seguir o meu caminho: Direito, mundo das leis, dos parágrafos, artigos, códigos, decretos, mundo perfeito em letrinhas e imperfeito em ações. Mundo que eu conheci a saborear guaraná e que avistei  aos quatro anos de idade,sentada sobre mesas onde ninguém ousaria jamais recostar-se. Desiludida, afinal de guaraná a fel a vida mudou muito com o passar dos anos, agora eu me pergunto:  o que será que eu vou ser quando me aposentar? O quê? Veja bem, caro leitor, cara leitora, essa é a pergunta que eu faço e que muitos se fazem neste momento da aposentadoria. O que fazer com o resto da vida, que ainda haverá de durar no mínimo três, quatro décadas?
Fiz o teste vocacional on-line. Tratei de ser sincera ao responder todos os itens, um a um, inclusive algo sobre preferir morar sozinha a morar com meus pais ( a esta altura dos fatos, morar com meus pais significaria morar na terra dos pés juntos). Quando vi o resultado, tentei imaginar o que teria sido de mim, de minha história, se desde a época em que eu fazia meu número das perninhas cruzadas a beber guaraná nas salas de audiência,  eu soubesse que nasci para ser atriz, cineasta, ou escritora. E encontrei a explicação para a minha teimosa mania de escrever neste blog: vocação! Escreverei  meu ganha pão, essa será a minha profissão!

Hoje, Dia do Trabalho. Dedico este texto a meu avô, José, que me ensinou o valor do exercício apaixonado e honesto da profissão.




Nenhum comentário: