É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







15 de mai. de 2012

CASAMENTO: COMO EDUCAR O SEU MARIDO

Férias, coisa boa de viver! Especialmente quando merecidas e, principalmente, quando usufruídas em família, em dupla, bem acompanhado. A notícia chegou aos meus ouvidos, deu duas voltas na minha cabeça oca e, por fim, me deixou mal-humorada. Divo Latívio pediu férias, para ficar em casa, para assistir na TV à Sessão da Tarde, dormir em horário comercial, perambular pelo apartamento vestido com seu pijama de listras azuis, calçando chinelos com meias.
E eu?  Férias sem mim? Eu acordo em horário escravo, corro contra o tempo, para alcançar o ônibus da linha 0666, que passa de meia em meia-hora lotadíssimo, rumo ao centro da cidade. Trabalho o dia todo, depois volto pra casa com os pés doloridos, o esqueleto dando sinais de cansaço.
Outro dia, voltando do trabalho, abri a porta de casa e encontrei Divo jogando videogame, ouvindo música em volume altíssimo, comendo pipoca. A bagunça do apartamento me fez querer dar meia-volta e correr novamente pro escritório, ao menos naquele recinto eu poderia sentar-me em uma cadeira, sem ter que varrer, lavar, limpar a sujeira, recolher objetos espalhados pra todo o lado.
Ontem o dia foi longo e os compromissos profissionais me obrigaram a tomar chuva, involuntariamente. Minha cabeça doía terrivelmente. Encontrei Divo deitado no sofá da sala. Sobre a mesa de canto jazia um prato com restos de um sanduíche de salame. No chão, junto à poltrona lateral, um copo meio cheio ( ou meio vazio) contendo refrigerante. Meu edredom, aquele que voltou há poucos dias da lavanderia, estava no chão, sobre o tapete e sob um pacote de salgadinhos. Migalhas de pão ilustravam o veludo de cor esverdeada do sofá. Divo dormia profundamente, semblante sereno. Bati a porta da sala, tamanha a raiva que senti ao vê-lo tão sossegado, em meio àquela confusão.
Acordou sobressaltado. – Que horas são? – Boa noite, Divo. Agora é exatamente a hora de você levantar daí e limpar tudo o que sujou.
Ele nada respondeu.Passei direto pro quarto, sem olhar pra trás. Iradíssima. Tomei um banho demorado, depois voltei pra sala. Divo tinha voltado a dormir.
Na cozinha o cenário era ainda mais caótico. A frigideira contendo meia lata de óleo estava sobre o fogão. O fogão estava sujo, tinha cebola sobre um dos acendedores. No chão, cascas de dentes de alho, espalhadas sobre o tapetinho antiderrapante .  Seis panos de prato estavam em uso, dois deles sujos de molho de tomate, um queimado na beiradinha e dois totalmente engordurados. A pia estava lotada de louça pra lavar. Contabilizei: três pratos de sobremesa, dois pratos rasos, um prato fundo, duas travessas, duas panelas, quatro copos, uma xícara de chá, seis garfos, quatro facas, duas colheres e o escorredor de arroz.
Desisti de ser boazinha. Resolvi sair pra dar uma voltinha. Ao sair, bati novamente a porta da sala com força e, desta vez, abri novamente pra ter certeza que Divo tinha acordado. Achei pouco, abri e fechei a porta novamente, sem a menor compaixão. Divo acordou, escutei um resmungo qualquer a respeito do barulho.
Fui ao cinema, assisti a um filme lindo, uma história romântica e com final feliz. Depois, comi um lanche. Olhei meu celular, havia três chamadas de Divo, que não atendi.  Eram 23h30 quando voltei pra casa. A sala arrumada, a cozinha limpinha e Divo dormindo feito um anjinho no quarto.  Creio, aprendeu a lição. Educar um marido não é fácil, mas essa missão é possível!

Nenhum comentário: