É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







10 de out. de 2011

AMIGOS, O PERFUME DA ALMA DA GENTE


Amizade é um fio invisível, com elos fortes e motivos muitos. Identificação com alguém, comunhão de pensamentos, gostos, sentimentos. A estrada se torna mais leve, fica mais feliz a caminhada ao lado de quem nos acompanha com bondade, respeito, passo a passo. Não existe ex-amigo, ex-amiga, o que existem são alguns companheiros de jornada ocasionais, esses costumam ir embora, evaporar sem deixar sinais. A amizade transcende o tempo, enfrenta ausências prolongadas. Indestrutível, desde que verdadeira. Lembra a fraternidade. Amores podem ser passageiros, amigos são perpétuos. Atravessam conosco os anos, as décadas. Quem tem ao menos um só amigo nunca está sozinho.
A vida traz no vento essas sementes, que caem em nossos corações. Amigo é mais que parente, ainda que alguns parentes possam tornar-se nossos amigos. Amigo nos devolve o sorriso, torna a estrada bonita, mais florida! Lembrei de Vinícius de Moraes: “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”.
Deixo para que reflitam. Afinal, amigo nunca nos abandona, ainda que precise morar longe, ainda que Deus o leve embora. Amigo de verdade sempre está ao nosso lado, perfumando a nossa alma. Vem envolto na lealdade e no compromisso de nos ajudar a enfrentar a vida, na alegria ou na tristeza. Mais que casamento, porque amigo não precisa prometer nada. Simplesmente flui, a amizade é assim. É a doação natural e generosa de si, algo que é entregue com alegria a um irmão ou irmã. Nem sempre irmão de sangue. Amigo é eterno, amigo é pedaço do coração da gente, não nos deixa jamais.

Para a minha amiga, que se tornou minha irmãzinha: Isis.

2 comentários:

Ulisses Vasconcellos disse...

É uma das coisas mais bonitas que já li sobre amizade.

Se me permite, vou mostrar a alguns amigos!

Cláudia Cavalcanti disse...

Ulisses,
Pode compartilhar! Fico muito contente!
Beijo,
Cláu